Rua Gerhard Fezer

Extensão: 850 metros
Bairro: Santa Catarina, D.E.R.
Lei 1020/1996


Gerhard Fezer, filho de Gotlob David Fezer e de Rosa Maira Fezer, nasceu na Alemanha, em 15 de julho de 1912.

Casado com Margarida Hautsch Fezer, teve 3 filhos: Edgar Nelson, Rosali Maria e  Carlos Alberto Fernando Fezer.

Em 1948 o imigrante alemão Gerhard Fezer fundava a Fezer Reinehr Cia Ltda. que fabricava máquinas para pasta mecânica além de consertos e fabricação de máquinas para serrarias. Em poucos anos a empresa mudou sua razão social para Fezer Telöken & Cia Ltda. e já no final dos anos 50 passava a fabricar máquinas para a indústria de lâminas e compensado de madeira.

O ano de 1958 foi um marco importante, com o primeiro torno desfolhador e em 1964 a primeira faqueadeira de lâminas.

Em 1974 firmou parceria para troca de tecnologia com uma das maiores empresas da Europa e inaugurou a nova fábrica no local onde está atualmente, junto com a transformação da razão social para Fezer S.A Indústrias Mecânicas. Ainda em 1974 o primeiro torno desfolhador com tecnologia alemã era entregue.

Em 1976 a primeira exportação com máquinas enviadas para a Bolívia e em 1978 os produtos Fezer já cruzavam oceanos e eram entregues em outros continentes com máquinas instaladas na Hungria, Ilhas Fiji e Senegal.

Em 1988 uma nova fábrica e um novo escritório foram construídos, totalizando cerca de 20.000 m² em uma área de mais de 25 hectares, consolidando a posição como o mais importante fornecedor de máquinas para fabricação de lâminas de madeira no mercado local e entre os maiores fabricantes do mundo no seu segmento com produtos vendidos em todos os continentes e em mercados importantes como Rússia, EUA, Canadá, China, Nova Zelândia, Finlândia e vários países da Europa.

Gerhard Fezer faleceu em 10 de maio de 1996, aos 83 anos de idade, devido à falência de múltiplos órgãos e não viu a continuidade do desenvolvimento da empresa que ele fundou.

Em 2011 a empresa lança sua linha de picadores florestais móveis, ampliando sua gama de produtos dedicados a produção de biomassa de madeira e tratamento de resíduos da indústria madeireira.

Em 2015 mais um grande passo, associou-se com a empresa russa Power Machines OJSC mudando sua razão social para Power Machines Fezer Indústria Mecânica S/A.

Com esta associação, a Power Machines Fezer Indústria Mecânica S/A amplia sua família de produtos oferecendo uma linha completa de máquinas para produção de lâminas de madeira e também soluções modernas e de alta eficiência para geração de energia elétrica através de usinas hidrelétricas, térmicas e nucleares.

Durante toda a sua história a empresa focou seus esforços para a qualidade de seus produtos, satisfação de seus clientes e desenvolvimento de seus colaboradores, que são a principal força da empresa e razão do sucesso.